Mercado de Trabalho

engenhariaO trabalho na área da Engenharia Automotiva é desenvolvido em ambiente de escritório, laboratórios de ensaios e oficinas mecânicas, ou na linha de produção. Dependendo da sua atividade, irá passar mais tempo no escritório com um computador, ou intercalando com momentos em campo. Apesar da grande concentração de empresas automotivas na Grande São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, existem diversas empresas, montadoras e sistemistas, distribuídas nas mais diferentes regiões do país, incluindo os campos de prova responsáveis pela realização dos testes veiculares. O dia a dia do Engenheiro Automotivo pode ser viajar frequentemente entre as plantas ou no atendimento aos clientes, se estiver trabalhando em um fornecedor.

O mercado de trabalho na área automotiva compreende as indústrias montadoras de carros, veículos comerciais (caminhões e ônibus) e especiais/ específicas (tratores, betoneiras, militar, etc) e motocicletas; empresas especializadas, como frotistas, laboratórios e centros de desenvolvimento de produto, fornecedores de componentes automotivos, indústria petrolífera de combustível e óleo, agências de consultoria do ramo e entre outras possibilidades de trabalho. Pela correlação do curso à engenharia mecânica, muitos dos profissionais também têm atuado nas indústrias mecânicas em geral. Então, a formação na Engenharia Automotiva possibilita um grande leque de oportunidades na carreira, tanto técnica, acadêmica ou gerencial. A requisição do mercado por novos produtos veiculares com motorização elétrica ou híbrida e veículos autônomos traz, cada vez mais, uma enorme necessidade por estes profissionais, “entendedores” e inovadores de subsistemas automotivos.


Perfil do Egresso (ex-Aluno)

O curso da Engenharia Automotiva permite que você desenvolva e melhore as habilidades e competências para atuar como um engenheiro. São elas:

  • Competência na área técnica e numérica com entendimento da sua aplicação ao projeto e produção de produto veicular;
  • Habilidade para analisar e interpretar dados na solução de problemas;
  • Habilidade para se comunicar e trabalhar em equipe com colegas e clientes, mas ganhando responsabilidade pela sua atividade específica;
  • Habilidade na gestão do tempo e organização para garantir o atendimento de cronogramas do projeto e execução;
  • Habilidade para trabalhar com restrições, como custo;
  • Comprometimento com atualizações tecnológicas da engenharia e produto;
  • Conhecimento de indústrias e área comercial do setor automotivo.

A lista de habilidades/competências pode ser significativamente maior com as experiências fora da sala de aula, como estágios na indústria, intercâmbio para outros países, atividades extracurriculares, como um aluno do Formula ou numa Iniciação Científica. Essas são algumas das oportunidades para o crescimento e melhor preparação ao mercado de trabalho disponível ao aluno motivado para atuar na Engenharia Automotiva!