Vida acadêmica

Como é a vida acadêmica?

O dia a dia do estudante do curso da Engenharia Automotiva é de muita ocupação. Uma mistura de rotinas – idas e vindas à Universidade, aulas e estudos diários – com novas descobertas a cada semestre. Contudo, a vivência universitária é bem mais do que ganhar um título de Engenheiro. O olhar dos alunos estende-se através das inúmeras experiências sociais, interculturais e profissionais, tomando contato com diferentes pessoas, novas amizades, muitas situações particulares à sua vida acadêmica e, em vários casos, aprendendo a viver “sozinho”, longe da família e cidade de origem.

Tem a oportunidade de estudar em uma infraestrutura de referência, que está entre as 800 melhores universidades do mundo (ranking de 2021) e 11º entre as instituições da América Latina (ranking de 2021), e se envolver ativamente com diversas atividades práticas, convertendo teorias e conhecimentos em soluções reais e factíveis. Quer dizer, o nosso curso não é apenas um ambiente de aprendizado, mas um ponto de encontro de pessoas com interesses em comum por experiências inesquecíveis.

Fotos: Amanda Feller.

Mas não são só estudos e trabalhos acadêmicos que fazem o dia a dia do estudante aqui. A interação entre indivíduos e a realização de atividades não acadêmicas, também, são partes muito importantes na formação como pessoa e cidadão. Assim, os alunos do Centro formam grupos e realizam e participam de atividades esportivas, culturais, festas entre inúmeros outros empreendimentos.

Fotos: Atlética CEM.

 

Trabalhos e estudos extraclasses

Estudar na Universidade é muito diferente dos estudos realizados no ensino médio. Terá que se acostumar com um ritmo diferente de dedicação e demanda, conforme progride no curso. Deverá ser proativo, gerenciar o próprio tempo e desenvolver habilidades individuais de aprendizagem. Mas, não se preocupe, o curso disponibiliza ajuda e orientação para ter sucesso nesse novo meio acadêmico. Ao longo dos semestres, tornará-se um aprendiz confiante e desenvolver atributos requeridos para ter sucesso no curso da Engenharia Automotiva.

A dedicação em tempo e concentração aos estudos será diferente dependendo da disciplina que estará cursando. Em geral, matérias das fases iniciais exigem autodisciplina para estudos diários, mas com o avanço do curso será requisitado em trabalhos de equipe. As aulas são, em sua maioria das vezes, na sala de aula ministradas por professores estudiosos da área lecionada. Em disciplinas específicas, podem participar de sessões de testes e ensaios comuns à Engenharia e ao setor Automotivo. Fora da sala de aula, tem-se à disposição monitorias de apoio e grupos de estudo em programas como o PIAPE.

Funcionários da UFSC Joinville

Professores e técnicos da UFSC/ Centro Tecnológico de Joinville. (Fonte: Comunicação Institucional)

Além disso, aos alunos com rendimento acadêmico são oferecidas bolsas de trabalho da UFSC como monitores de disciplinas, bolsistas de extensão (Probolsa) ou pesquisa (Iniciação Científica) e estágio na própria universidade (PIBE). Esse conjunto de atividades, extracurriculares, desenvolve muitas outras habilidades e competências que enriquecem a formação e currículo dos nossos egressos.

 

Vida no Campus

Foto: Comunicação Institucional.

O curso da Engenharia Automotiva está instalado no Campus de Joinville, que hoje faz parte de uma área dentro de um parque industrial, chamado de Perini Business Park, onde a segurança é uma prioridade atuando 24h do dia. Aos estudantes são oferecidos o refeitório, espaços de convivência estudantil, áreas para estudos e acesso à rede de internet da UFSC. Além disso, o Campus conta com profissionais especializados e recursos para auxiliar no melhor aproveitamento dos estudos, como orientações de organização do tempo e apoio psicológico. Afora o Campus, o parque oferece outros restaurantes, biblioteca, farmácia, cabelereiro entre diversos serviços à disposição dos alunos e comunidade em geral. Como estamos em um Parque Industrial, vários dos estudantes conseguem realizar os estágios não-obrigatório ou obrigatório dentro desta área, intercalando o trabalho com as atividades acadêmicas por causa da proximidade física com as empresas e indústrias.

A UFSC Joinville, também, tem uma forte parceria com a iniciativa privada dentro do ecossistema de inovação pelo Ágora Tech Park. Nesta, diversas empresas trabalham no modelo de co-working e na geração de startups. Vários alunos do Centro têm fundado suas próprias empresas, aplicando os conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo do curso.

Foto: Amanda Feller.
Foto: Henrique Almeida.

 

Intercâmbio

No curso, os alunos com destaque acadêmico poderão fazer intercâmbio para outros países. A UFSC tem parcerias na forma de convênio na África, América (do Sul ao Norte), Ásia, Europa e Oceania, em que os estudantes de ambas as instituições podem cursar disciplinas uma da outra e contabilizadas nas horas cursadas pelos estudantes. A exemplo da Alemanha, onde a UFSC Joinville tem convênio, inclusive com trabalhos de TCC feitos em laboratórios de lá.

TCC desenvolvido no THI-Ingolstadt Alemanha.

Há várias oportunidades de bolsas para a graduação no mundo que podem ser exploradas. Descubra aqui!

No final…

Ao concluir as disciplinas e as atividades requeridas, você terá, enfim, a esperada formatura!


Fonte: Square Formaturas. Formandos dos cursos de Engenharia da UFSC/CTJ, 2018.